Um movimento cultural que começou há 40 anos
Por Camilo Lucas
Convidei a todos por meses, através deste espaço e por todos os meios aos quais tive acesso. Muitos atenderam ao convite, muitos estiveram presentes em espírito. O que importa é que fizemos uma grande confraternização, e aqui estão alguns destes momentos!/p>
Veja a cobertura do programa Sonora, da Doctum TV, e leia o texto com um resumo dos 5 dias de festa.
Sexta, 23 de outubro de 2015
A NOITE DOS LEGIONÁRIOS
O NATHAN VIEIRA TRIO - Nathan (violão, guitarra), Rangel Estevam (bateria) e Eduardo Barbosa (baixo) fizeram sua primeira apresentação e abriram oficialmente as comemorações dos 40 anos da Jararaca Alegre, num Tributo ao Legião Urbana, no Casarão das Artes, em Caratinga. Com a casa lotada, o trio iniciou oficialmente suas atividades, e deu um aperitivo do que viria pela frente na nossa comemoração, que recomeçaria na quarta-feira seguinte.
Quarta, 28 de outubro de 2015
A NOITE DOS DINOSSAUROS
Veja esta foto. Se você pegar uma foto da mesma turma no primeiro Tiapo Tia Tiapo, em 1979, por exemplo, vai ver que mudou a idade, permaneceu o espírito. Essa era a idéia da festa do Troféu Jararaca Alegre, onde homenageamos colegas, professores, companheiros de redação, patrocinadores, apoiadores, incentivadores... enfim, aqueles que foram responsáveis por este projeto ter durado até hoje. A lista não foi fechada, faltou gente na lista, gente da lista faltou na festa, e assim que é bom, pois isso garante que teremos de fazer outra!
A festa no E. C. Caratinga foi maravilhosa, com Marina Ribeiro, grupo Clube da Esquina 3 e banda Hinumanos cuidando da parte musical; e a presença de um grande número de amigos tornou a abertura do nosso festival uma noite inesquecível!
Quinta, 29 de outubro de 2015
A NOITE DOS PRIMITIVOS
A Jararaca Records voltou às paradas em grande estilo, lançando o CD «Primitivo», de Manoel Boca com o auxilio luxuoso de Nathan Vieira. Gravado na mata do Feliciano, captando os sons dos bichos e da natureza, o álbum instrumental demonstra a clara influência de Egberto Gismonti e Heitor Villa Lobos na obra do Boca, um dos gênios da música que habitam Caratinga. O show de lançamento aconteceu no Casarão das Artes, e foi complementado com causos sobre os dias de gravação na mata e também por imagens colhidas pelo mestre Alex Kundera, que selecionou parte do que captou durante as gravações para exibir durante a apresentação musical. Foi uma noite catártica, onde todos os presentes saíram extasiados!
Sexta, 30 de outubro de 2015
A NOITE DO NOVO CORETO
O espírito de Ronaldinho Calazans esteve pairando sobre o Coreto que leva seu nome, quando Cabeto, Kim e Guto Grandi (foto), seguidos das bandas Fantoche, Sleep Violent e Audácia, se revezaram em vários estilos musicais, da MPB ao Rock, passando pelo blues e pelo folk, numa verdadeira prova de fogo para o novo coreto em sua primeira apresentação musical depois da reforma.
Saboreando os petiscos das barracas da Feiraso, muitos amigos estiveram curtindo a noite no Jardim Grande, muitas familias reunidas, muita música boa e muita confraternização.
Coreto aprovado e mais uma noite de sucesso do nosso festival cultural, tudo correndo tão bem que nem parecia que já tinha três dias que estávamos naquela maratona!
Sabado, 31 de outubro de 2015
A NOITE DO ROCK AND ROLL
O slogan da Jararaca Alegre é «Humor, Sexo, Rock and Roll & Outras Coisas Divertidas». A música, especialmente o Rock em todas as suas vertentes, é não apenas a trilha sonora enquanto produzimos a revista, mas permeia o espírito da publicação e o estilo de vida que ela transmite. Liberdade, transgressão, inconformismo, arte, liberação de energia, irreverência. A Jararaca é da geração pós-Woodstock, e toda edição tem uma festa de lançamento regada a Rock. Esta, então, foi potencializada. Um festival de rock teve início, apresentando as bandas Rose Thorn (Guns ‘N Roses cover), The Bitoustones (banda oficial da J.A., rock clássico, na foto) e Transylvânia (Iron Maiden Cover) no Oásis Home Show.
Domingo, 1° de desembro de 2016
A NOITE DO ZEPPELIN
A segunda noite do festival de Rock e última do nosso festival cultural contou com um convidado muito especial: o Led III, banda de BH formada em 2007 para o lançamento da edição da J. A. sobre a banda Led Zeppelin, e que continuou tocando como cover no Circuito do Rock de BH desde então. A qualidade do som dos caras é assustadora, deixando todo mundo de queixo caído. Participaram da noite, também, as bandas Z.Y.L., Uncle’s Band (na foto) e Venereal Sickness, todas de Caratinga.
Nossa cidade conta com excelentes músicos, e nós da J. A. somos muito gratos a todos por aceitarem nosso convite e abrilhanarem nossa festa. Sem vocês não poderíamos fazer isso. Quem foi, sabe do que eu estou falando. Muito obrigado a todos, de coração!
De 28 de out. a 1° de nov. de 2015
RESUMO DA ÓPERA
5 dias de eventos culturais, sendo apenas dois deles pagos, e ainda assim a preços comprovadamente populares; Lançamento da Jararaca In Box - Caixa com a coleção da Nova Série da Jararaca Alegre; Lançamento do CD «Primitivo», de Manoel Boca; Encerramento da exposição «Cartunistas da Jararaca Alegre», inaugurando o espaço de exposições do Coreto Ronaldinho Calazans; 15 apresentações musicais, entre autorais e intérpretes de músicas e grupos famosos na MPB e no Rock; Uma homenagem a personagens de nossa cidade que fazem parte da história cultural da revista; Mobilização de agentes culturais de nossa cidade e da região; Vinda à cidade de amigos de diversas localidades, especialmente para nosso evento; movimentação na Feiraso, em hotéis, bares e no comércio local, em função do projeto; Envolvimento de parte significativa das classes artística, educacional e empresarial caratinguenses no festival cultural 40 Anos da Jararaca Alegre.
Assim pode ser resumido um balanço do nosso evento.
A produção contou com o apoio da jovem empresa Magma Produções, que foi fundamental para o sucesso da festa.
Mas ainda não acabou. Em dezembro, será lançada a edição oficial dos 40 anos, contendo também a cobertura completa da comemoração, além da 2a edição do Álbum da Jararaca Alegre 1975 - 2000, para completar a caixa.
E obviamente este encerramento de nossas comemorações será feito com uma festa! Com mais música, mais arte, mais alegria e confraternização.
Muito obrigado a todos os que contribuiram para que o festival acontecesse de forma tão gratificante. Sem citar nomes, mas vocês sabem que falo de vocês. É, vocês mesmo.
Nos vemos em dezembro !!!